1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Medir e Ajustar a Alcalinidade de uma Piscina

Quem tem uma piscina deve ser adepto de cuidados regularmente para que a mesma se permaneça usável para todos os moradores. Limpar, tratar e realizar testes com a água é fundamental para garantir que ela não trará problemas a saúde.

Medir e controlar o pH de uma piscina é fundamental para verificar se está nos parâmetros adequados. Se você nunca ouviu falar nessa sigla, abaixo descobrirá a diferença de pH e alcalinidade, como realizar os testes e muito mais.

Alcalinidade e pH é a Mesma Coisa

Muita gente confunde essas duas informações, mas isso deve parar já. O pH é o indicador que aponta o quanto a água está ácida ou alcalina. Todas as piscinas devem estar com o pH no seu valor ideal para estarem próprias para serem usadas. Testes podem ser feitos em casa para auxiliar na hora de aumentar ou baixar o pH.

A alcalinidade é a capacidade que a água possui para neutralizar os ácidos. Diferente do pH, a alcalinidade mede a capacidade da água, enquanto o pH mede a intensidade.

Alcalinidade e pH é a Mesma Coisa

Alcalinidade e pH é a Mesma Coisa. Imagem:Divulgação

Como Aumentar o pH da Piscina

O valor ideal do pH de uma piscina é entre 7,2 e 7,8 e por isso é muito importante realizar o teste de pH regularmente. Uma água que possui um pH menor que 7,0 é considerada uma água ácida, enquanto a água que possui um pH maior é considerada água básica.

Para aumentar o pH da piscina é necessário um produto específico, o carbonato de sódio. Esse produto também pode ser chamado de barrilha. Você deve ir aplicando o carbonato de sódio e deixar circulando por um tempo. Depois, refaça o teste para verificar se o pH está nas condições indicadas.

Como Baixar o pH da Piscina

A redução do pH é feita através de um produto, o redutor de pH. Esse reduto é nada mais nada menos que o ácido clorídrico que pode ser utilizado em várias concentrações, a mais comum é em torno de 10%.

De um modo geral, deve-se aplicar o produto na piscina. Mas antes de qualquer procedimento é necessário ler as instruções do fabricante na embalagem.

Piscina pH Baixo Barrilha

Para medir o pH é necessário comprar a barrilha, um produto extremamente útil e importante. Com ele você pode ver se o pH está baixo ou alto e ainda ajustá-lo dentro dos padrões exigidos. Há diversas barrilhas no mercado e você deve comprar aquela que melhor se ajustar ao seu bolso. Há barrilhas de 1,5 kg, 2 kg que durarão conforme você trata sua piscina.

Como Medir e Ajustar a Alcalinidade de uma Piscina

Como Medir e Ajustar a Alcalinidade de uma Piscina. Imagem:Divulgaçãp

O que é Alcalinidade da Água

Como falado anteriormente, a alcalinidade da água refere-se a capacidade que a mesma possui de neutralizar os ácidos presentes nela. Ao reajustar o pH, aumentá-lo ou baixá-lo, o mesmo acontece com a alcalinidade e vice-versa. No entanto, se você deseja apenas alterar o valor da alcalinidade, processos diferentes devem ser seguidos. O apoio de profissionais nesses casos é fundamental para evitar erros.

Qual o pH do Cloro – pH do Cloro Puro

Há também aparelhos específicos que facilitam a medição do pH do cloro, como o medidor de cloro. No entanto, é possível descobrir o pH do cloro lendo a sua embalagem ou ainda entrando em contato com especialistas. O cloro é um produto alcalino e seu pH é 12,5.

 

Comente (será moderado)