1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Tire suas dúvidas sobre estruturas de piscinas, construção e reforma

Hoje existem vários tipos de piscinas que se adequam às necessidades dos clientes, em relação ao preço e ao espaço disponível para instalação do artigo, antigamente considerado de luxo. Entre os tipos há as de fibras, de vinil, de alvenaria e de concreto armado. Para saber a que melhor se encaixa na sua preferência, confira agora mais informações sobre as estruturas de piscinas, material de construção, acabamento e impermeabilização.

Como funciona a estrutura das piscinas?

Cada tipo de piscina possui uma estrutura diferente para aguentar o peso de todo a água, existem tanques que suportam até 50 mil litros de líquido e por isso são feitos de materiais bem resistentes. As piscinas de fibra, por exemplo, são produzidas com a fibra de vidro utilizada na fabricação de barcos, sendo resistentes suportam variação de temperatura e pressão.

estrutura de piscina

Estrutura interna de uma piscina de Fibra (Imagem: Divulgação)

Já a piscina de concreto armado é feita por meio de uma armação de ferragem dupla e em cima, internamente e externamente, recebe blocos de cimento que depois são impermeabilizados e por fim, recebem o azulejo ou pastilhas. As piscinas de alvenaria tem estrutura mais simples comparada com a de concreto armado, ela é construída com uma laje de argamassa e ferro no fundo e as paredes são feitas de blocos, vigas e colunas.  A piscina de vinil é construída da mesma maneira que a de alvenaria a diferente é que recebe uma camada de vermiculita e vinil que já impermeabilizam a piscina. Outra diferença é que ela necessita receber uma camada de acabamento maior com cimento queimado ou reboco.

 

Leia também: Saiba qual o preço de Piscina de fibra

 

Como é a contenção da terra e o melhor tipo de piscina para o terreno?

O tipo de terreno também influencia na escolha da piscina no caso de terrenos difíceis a piscina de concreto armado tem total suporte independente do terreno e se for esvaziada ela não sofrerá deformações, pois a sua estrutura é muito rígida e não depende da terra para manter a forma, então é ideal para terrenos arenosos, como praias, alagadiços ou em lajes.

terreno para instalação de piscina

Terreno para instalação de piscina (imagem: Divulgação)

A piscina de alvenaria precisa de um terreno mais estável, pois se esvaziada pode não suportar o peso e rachar. Por isso, nada de colocá-la em terrenos alagados ou próximos a lençol freático. Se ela for construída neste tipo de terreno precisará de um reforço na estrutura o que a deixará mais cara. As de vinil seguem o mesmo parâmetro que as de alvenaria na questão da contenção da terra, as de fibra também precisam de um solo estável, mas antes da sua instalação o terreno pode receber uma camada de cimento ou concreto para nivelação e estabilidade da terra, antes da colocação da areia e no final da própria piscina.

Como funciona a impermeabilização e qual a importância deste procedimento para sua Piscina?

Tirando a piscina de fibra e a de vinil, que já possui um produto impermeabilizante, todos os outros tipos de piscinas devem ser impermeabilizados. Esse processo é muito importante, pois garante a durabilidade do material e evita o aparecimento de fissuras no revestimento, fungos, desgaste pela umidade e envelhecimento do concreto.

Piscinas de Fibra já possuem (Imagem: Divulgação)

Piscinas de Fibra já possuem impermeabilização (Imagem: Divulgação)

A impermeabilização é feita antes do acabamento final com a colocação do azulejo, das pastilhas, da manta de PVC entre outros. Mas nada impede na reforma, que o material seja impermeabilizado. O processo é feito com produtos químicos específicos entre eles argamassa polimétrica ou manta asfáltica.

 

Leia Também: Preço piscina de fibra IGui, Glasterm, Fibratec

 

Tipo de acabamentos para piscinas

Piscinas de concreto armado ou alvenaria recebem acabamentos de azulejo, pastilhas, mosaicos, pedras, cristal pool ou mantas de PVC. Existem diferentes tipos de acordo com a vontade do cliente. Com relação as de vinil, o próprio acabamento é o material vermiculita a desvantagem é a pouca resistência a materiais cortantes, ao aumento de temperatura e ao uso de alguns produtos químicos que podem diminuir a durabilidade e desbotar a cor da piscina. Ela é mais barata, por isso alguns preferem esse tipo de piscina e esse tipo de acabamento. O material das piscinas de fibras já possui acabamento, sendo necessário somente a repintura na época da reforma.

Acabamentos para piscinas (Imagem: Divulgação)

Acabamentos para piscinas (Imagem: Divulgação)

Quando devo reformar minha Piscina?

As piscinas de fibra precisa de reforma aproximadamente a cada 12 anos com a pintura da superfície. Da mesma maneira, a piscina de vinil também desbota e pode enrugar, quando estiver com esse aspecto ela precisa ser reformada com uma nova camada do material.Piscinas de concreto e alvenaria com acabamento de azulejo, pastilhas de vidro, cerâmica, pedra natural ou outros materiais cortantes precisam ser trocados caso apresentem rachaduras ou estejam trincados.

3 Comentários

  1. BOM DIA
    Gostaria de saber o preco da piscina de 2/3/1.4 e como fica com ainstalacao .

  2. helio junior disse:

    gostei do material e as dicas .
    estou instalado uma piscina de fibra pra um cliente.
    sou construtor e faco reformas em geral em residencias.
    Gostei das piscina e dicas valeu

  3. rick disse:

    Qual o procedimento que devo tomar para a instalaçao de uma piscina grande suspensa?

Comente (será moderado)